domingo, 15 de maio de 2011

SUA HISTÓRIA

Proerd é um Programa cooperativo entre escola, Polícia Militar e família. É mais um fator de proteção que as Polícias Militares do Brasil vem trabalhando para somar na escola com uma orientação e conscientização para uma vida saudável através de um modelo de tomada de decisão.
O Proerd na escola tem como base o princípio da integração social, com muita participação dos alunos. Nas aulas temos apoio, colaboração e acompanhamento dos professores. O programa tem um material didático de apoio (livro do estudante), composto de lições que abordam fatos sobre algumas drogas, noções de cidadania, técnica para se resistir às pressões dos colegas e da mídia para o uso de drogas, técnicas de autocontrole para se afastar da violência, maneira de se lidar com o estresse, promoção da auto-estima, tomada de decisão e valorização à vida.
O Proerd - Programa Educacional de Resistência as Drogas, foi criado por duas professoras pedagogas do Distrito Escolar da cidade de Los Angeles (Estados Unidos) no ano de 1983 com a sigla D.A.R.E. (Drugs Abuse Resistance Education) e apresentado ao departamento de Polícia de Los Angeles – EUA. Teve boa aprovação e com dois anos de aplicação o Programa estava em todos os Estados americanos. Rompeu-se fronteiras e atualmente já vem sendo aplicado em mais de 55 países. Com isso o Instituto Nacional de Estudo Sobre Abuso de Drogas – NIDA, um dos maiores centros de pesquisa sobre álcool e drogas do mundo, referenda o Programa como sendo um dos mais eficazes modelos de prevenção às drogas em todo o mundo.
No Brasil o programa iniciou-se no Rio de Janeiro em 1992 e foi se expandindo para outros Estados. Chegou em Estado de Mato Grosso no ano de 2000 especificamente em Cuiabá e Várzea Grande. No Brasil, tamanha foi à aceitação por parte das escolas e comunidade, que atualmente o programa já atende todos os estados brasileiros, seja em escolas públicas ou privadas.
Em visita aos Estados Unidos alguns Oficiais da PMRJ conheceram o Programa. Foi então que se articulararam no sentido que pudessem trazer o programa para o Brasil. Desta forma em 1992 o Cmdo da PMERJ conseguiu que alguns policiais americanos, mentores do D.A.R.E., viessem para o Rio de Janeiro e formaram alguns instrutores da PMRJ. Formaram uma comissão “aportuguesaram” o nome do Programa para Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e á Violência. O único país que nacionalizou e mudou o nome da sigla original. Para que pudesse ampliar o número de policiais instrutores foi necessário novamente a vinda de mentores do D.A.R.E., desta vez para formar mentores para o Proerd da PMERJ. Então fora formado a primeira equipe de mentores do Proerd no Brasil.

*************
DROGAS NUNCA.

0 comentários:

Postar um comentário